DOIS GIGANTES: CHAPLIN E GHANDI!

Foto histórica: Chaplin e Ghandi

CHAPLIN


         Chaplin foi um ser humano genial. Uma das personalidades mais criativas da era do cinema mudo, através do qual foi imortalizado. Além de comediante notável, ele atuou, dirigiu, escreveu, produziu, e muito mais. É daquelas pessoas que de tão incríveis nos faltam palavras para elogiar, mas fico com a resenha do livro Chaplin: A Life, onde Martin Sieff escreveu muito bem sobre o mestre:  

           "Chaplin não foi apenas 'grande', ele foi gigantesco. Em 1915, ele estourou um mundo dilacerado pela guerra trazendo o dom da comédia, risos e alívio enquanto ele próprio estava se dividindo ao meio pela Primeira Guerra Mundial. Durante os próximos 25 anos, através da Grande Depressão e da ascensão de Hitler, ele permaneceu no emprego. Ele foi maior do que qualquer um. É duvidoso que algum outro indivíduo tenha dado mais entretenimento, prazer e alívio para tantos seres humanos quando eles mais precisavam." 
(Weissman, Stephen. "BOOKS: Chaplin lifted weary world's spirits", The Washignton Times, 21 de Dezembro de 2008. Página visitada em 4-1-2010.) 

          Vale a pena conferir as obras deste comediante fantástico. Se você ainda não assistiu "Tempos Modernos", por exemplo. assista! [ Clique aqui para assistir "Tempos Modernos" ]


GHANDI


        Ghandi foi um líder espiritual e pacifista indiano. Em 1893 mudou-se para a África do Sul para trabalhar como advogado, onde atuou em defesa dos direitos da minoria hindu. Em 1914 retornou para a Índia, onde começou uma campanha pela paz entre hindus e muçulmanos, que viviam em conflito. Atuou também contra o domínio britânico na Índia. Defendeu a criação de um estado autônomo na Índia. Em função destas posições foi preso várias vezes pelos britânicos. 

       Ghandi ficou notabilizado pela sua postura de "não-violência", defendendo as formas pacíficas de protesto como, por exemplo, greves, passeatas, retiros espirituais e jejuns. Foi uma das principais figuras no processo de independência da Índia. Obteve bons resultados na pacificação entre muçulmanos e hindus. Porém, em 1948, foi assassinado em Nova Délhi por um extremista hindu. Passou a ser chamado, então, de Mahatma (em sânscrito “grande alma”) Gandhi.

      Essa postagem é em reconhecimento à grandeza de certas pessoas que, ao contrário de muitos por aí, nós fazem ter orgulho da condição humana. Pena ser tão raros...

Luciano Caettano




Comentários