Há 20 anos, na Eco-92, a canadense Severn Suzuki, então com 12 anos, fez um dos discursos mais contundentes da conferência, deixando a todos admirados.
"Estou aqui para falar em nome das gerações que estão por vir. Estou aqui para defender as crianças que passam fome pelo mundo e cujos apelos não são ouvidos. Estou aqui para falar em nome das incontáveis espécies de animais que estão morrendo em todo o planeta, porque já não têm mais aonde ir. Não podemos mais permanecer ignorados", disse Severn Suzuki. Passados 20 anos, o apelo de Severn Suzuki permanece atual e, mais, os governos continuam ignorando a causa ambiental, relegando a planos secundários, quando muito.
É profundamente lamentável saber que este discurso pouco ou nenhum efeito surtiu dentre as nações, sobretudo dentre as mais poluidoras (China e EUA), que continuam venerando o deus cifrão, isto é, os seus interesses comerciais. É isso que dá discutir a salvação do planeta com mentes poluídas! Contudo, lembre-se: o meio ambiente continua sendo terrível e notoriamente devastado, lutando para continuar verde, azul e branco, e quando a sua força se esgotar (e irá), quem perderá a guerra, afinal, seremos nós, os seres (des)humanos, invariavelmente.
Luciano Caettano

Comentários
Postar um comentário
O que você achou? Deixe o seu comentário. Obrigado.