FULECO NÃO!



         A Federação Internacional de Futebol - FIFA anunciou nesta segunda-feira (26/11), após votação feita em seu site, que "Fuleco" será o nome do mascote da Copa do Mundo do Brasil 2014. As outras duas alternativas eram "Zuzeco" e "Amijubi". Mas evidentemente que com esses nomes ridículos não haveriam de agradar os brasileiros, como, de fato, não está agradando. Desde então um sem número de pessoas tem se manifestado nas redes sociais reivindicando a mudança, a qual tem ganhado mais e mais simpatizantes. Dizem até que se deixarem apenas "Tatu Bola" já seria melhor que "Fuleco". E eu concordo com isso. No microblog Twitter, por exemplo, o assunto foi parar no "Trending Topics" - lista dos tópicos mais comentados naquela rede, tamanha a repercussão.
           
            Pois bem. Vamos ao famigerado nome: Fuleco (futebol + ecologia). No campo ideológico seria uma junção louvável, mas, na prática, não deixa de ser um nome HORROROSO! Além de soar mal aos ouvidos! Sinceramente? Parece apelido de trombadinha de novela das seis! "Coé, sinhô, quem robô a madame aí foi o Fuleco; foi eu não!" É ou não é? E "Zuzeco" (azul + ecologia)? É tão esdrúxulo quanto o outro! Aliás, esses dois "elementos" juntos fariam um belo estrago a "la irmãos metralha"! Que situação! ECO! (de nojo!) dos dois nomes! ECO da preguiça criativa dessa Comissão! Ah! Calma! Ainda tem um terceiro nome! "Amijubi" (amizade + júbilo)! AMIJUBI? Mas que por%# é essa?! Claro que seria um belo nome, mas se a Copa do Mundo fosse lá na ARÁBIA SAUDITA! COITADO DO NOSSO TATU-BOLA!

            Veja bem, sem pensar profundamente em nomes rebuscados, eu sugeriria, por exemplo, "Boleco", que também não tem NADA de criativo, mas já seria bem mais adequado que os outros três. Concorda? Qual a justificativa? A junção descarada de "bola" + "ecologia" - pois querem encaixar ecologia a todo custo nisso, não é mesmo? Ademais, a título de curiosidade, se repassarmos os nomes dos mascotes de edições passadas da Copa do Mundo, nos depararemos com designações bem esquisitas também, como Juanito (Copa de 1970), Tip Tap (Copa de 1974), e o mais recente Zakumi (Copa de 2010). Porém, "Fuleco", que já dizem por aí ser a junção de "fuleiro" + "timeco", superou negativamente todas as expectativas! O caso do mascote está bem estranho, pois a bola da Copa foi acertadamente nomeada como "Brazuca", então por que desdenhar do mascote?

            Apesar do tom de brincadeira, espero, sinceramente, que esse nome "Fuleco" seja repensado e trocado, pois o "tatuzinho" não merece tamanha sacanagem nominativa! Aliás, a situação já está ficando tão crítica, que nesse ínterim fizeram um update de um famoso ditado popular nosso, dando-lhe uma roupagem futebolística bem oportunista: "Pimenta no fuleco dos outros é refresco!" – e aqui não estamos falando dos olhos! Seria cômico, se não fosse trágico! Valha-me, Deus!


Luciano Caettano

Comentários